10 DE OUTUBRO; DIA NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS. SUBINSPETOR DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA JAQUES AGUIAR MESTRADO EM SEGURANÇA PÚBLICA, FAZ UM RELATO POSITIVO DESSE DIA HISTÓRICO.
O BLOG: SEGURANÇA PÚBLICA; DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS PARABENIZA TODAS AS GUARDAS MUNICIPAIS DE TODO BRASIL, EM ESPECIAL, A GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA. Em 29 de Outubro de 2009, foi criada a lei 12.066 decretando o dia " 10 de Outubro " , DIA NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS.
Em alusão à Lei Imperial de 10 de outubro de 1831, a tal lei imperial deu origem as Guardas Municipais no Brasil. Por muito tempo, tal informação ficou sendo uma verdade absoluta, no entanto, algumas dúvidas surgiram entre os pesquisadores a respeito à origem das Guardas Municipais. Com a evolução da tecnologia, muitos documentos históricos foram digitalizados e algumas dúvidas a respeito de vários temas foram explicadas. Por exemplo; da origem das Guardas Municipais. Segundo os documentos da época, com a renúncia de D. Pedro I, o Brasil passou por vários períodos de insegurança. O governo provisório criado na época denominado " Regência Trina Provisória " sofreu revolta da Guarda Real de Polícia, então o governo provisório, criou em 14 de junho de 1831 as Guardas Municipais, no entanto, outra dúvida surgiu entre os pesquisadores, quando em 18 de agosto de 1831, uma lei cria a Guarda Nacional e na mesma lei extinguiu as Guardas Municipais e em 10 de outubro de 1831 são recriadas as Guardas Municipais, mas antes da recriação, um decreto Imperial, traz uma nota triste, é a divulgação da morte do primeiro Guarda Municipal em confronto com os ex integrantes da Guarda Real de Polícia em 7 de outubro de 1831. Autor: Francisco Sérgio da Silva Evangelista- Pós Graduado em Politicas e Gestão em Segurança Pública - Especialista em Policiamento Comunitário pela CETREDE-UFC SENASP-MJ ( incompleto) e Subinspetor da GMF há 40 anos, na ativa.
Comentários
Postar um comentário