GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA EM AÇÃO:
GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA EM AÇÃO: reforçam o patrulhamento nas ruas durante motim de militares, integrada com a Polícia Civil do Estado do Ceará.
Autor: Francisco Sérgio da Silva Evangelista - Especialista em Políticas e em Gestão em Segurança Pública e Subinspetor da GMF há 36 anos.
Enquanto grupos de policiais militares se amotinaram no Ceará durante duas semanas por melhorias salariais, guardas municipais de Fortaleza reforçaram o policiamento ostensivo com objetivo de garantir a segurança da população, integrada com a Polícia Civil. O Ceará teve neste ano o mês de fevereiro mais violento da série histórica, com 456 homicídios em 29 dias. A violência disparou após o motim de parte da Polícia Militar. Durante o 13 dias da greve policial, foram 312 homicídios, uma média de 26 por dia. No período antes do movimento, a média era de oito por dia. Acredito que os números poderiam terem sidos muitos mais altos se não fosse as intervenções, as abordagens e o monitoramento feitos pelos os nossos guardas municipais integrados com a Polícia Civil. É preciso o fortalecimento das Guardas Municipais, dentro de uma doutrina de formação única, valorização e condições de trabalho, futuramente teríamos polícias únicas, municipalizadas, com ciclo completo, uma Força Policial Municipal para atuar em localidades especificar, vejo como uma saída para diminuição da violência urbana.
“A Guarda Municipal está em processo de transformação institucional. Não pensem os senhores que isso é algo simples. Para a lagarta se transformar em uma borboleta, há um sofrimento muito doloroso neste antigo ser. A metamorfose impõe perda do antigo formato e adaptação ao novo corpo, e é exatamente neste ponto que a GM se encontra. Não é mais uma Guarda de Patrimônio [fixa em postos somente] e sim ganha as ruas da sociedade com a função de exercer o patrulhamento preventivo, servir e proteger de uma forma mais completa. Quando um guarda se transforma em policial municipal algo precisa mudar em sua estrutura de pensamento, ação e inovação. Este é o desafio da Polícia Municipal1”, lembrando que “A Guarda Municipal é um tipo de polícia que para ter sucesso depende muito de sua capacidade de se integrar a sociedade a quem serve. Ser uma polícia de proximidade, orientada para a solução de problemas e valorizada dentro de um sistema municipal de gestão integrada. Além disso, seus planejadores e gestores necessitam dominar as ferramentas básicas da gestão, se valer dos dados estatísticos de sua produção, inserir a sua corporação no plano político da cidade e fundamentalmente se fazer presente nos projetos participativos existentes ou em curso. Isto não é uma estratégia apenas, é uma obrigação institucional, sob pena de não fazendo, vagar isolada na esfera dos acontecimentos e longe dos processos políticos decisórios 1”.
ResponderExcluir