O DEPUTADO FEDERAL CAPITÃO WAGNER VEM EM PÚBLICO PARABENIZAR A NOSSA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA PELOS SEUS 60 ANOS DE CRIAÇÃO.
O DEPUTADO FEDERAL CAPITÃO WAGNER VEM EM PÚBLICO PARABENIZAR A NOSSA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA PELOS SEUS 60 ANOS DE CRIAÇÃO.
Criada pelo Prefeito da época General Manuel Cordeiro Neto em 10 de julho de 1959 conforme a Lei nº. 1396 e regulamentada pelo Decreto nº. 2286. As primeiras competências básicas tinha por escopo a defesa dos bens que constituíam o patrimônio municipal e a vigilância dos logradouros, praças, jardins públicos e a fiscalização dos transportes coletivos sob a orientação do departamento competente. (...). Seus primeiros guardas municipais foram: três fiscais de 1ª Classe, quatro fiscais de 2ª Classe, cinco fiscais de 3ª Classe, oito guardas de 1ª Classe e cento e trinta guardas municipais, um total de cento e cinquenta (150) servidores, todos ocupantes de função. Para ingressar na época ao quadro funcional, os candidatos deveriam terem os seguintes requisitos: (...) a) ser brasileiro nato; b) ter mais de 20 anos de idade e menos de 30; c) ser reservista e eleitor; d) saber ler e escrever, e possuir conhecimentos rudimentares de história do Brasil e do Ceará, aritmética e geografia; e) ter altura mínima de 1,64cm; f) não apresentar defeito físico; g) possuir boa conduta e gozar de boa saúde. Já em 1959, o porte de arma ao servidor da Guarda Municipal de Fortaleza, era autorizado mediante solicitação ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará. Desde da sua criação, os guardas municipais teve o direito da gratuidade no transporte coletivo da cidade. A Guarda Municipal de Fortaleza, já foi considerada força reserva da Polícia Civil do Ceará, ficando alguns guardas municipais à disposição nas delegacias, fato ocorrido até nos anos 1990. Quanto ao seu primeiro comandante, foi nomeado na época o Inspetor da GMF, Edmundo Marciel de Souza de 1959 a 1963. A Guarda Municipal de Fortaleza, encontra-se em sede provisória ou em “prédios alugados" até hoje, infelizmente. Sua primeira sede provisória em 1959, foi no Parque das Crianças, em frente à igreja Coração de Jesus. Em 1987, foi publicado o primeiro edital para concurso público da Guarda Civil de Fortaleza, para preenchimento dos primeiros quatrocentos e cinquenta (450) cargos da repartição, sendo quatrocentas (400) vagas, para homens e cinquenta (50) vagas, para mulheres, as quais foram preenchidas no dia 20 de Abril de 1988. A Guarda Municipal de Fortaleza foi a primeira Instituição do Estado do Ceará a abrir concurso público para o ingresso de mulheres no seu quadro funcional. PARABÉNS GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA PELOS SEUS 60 ANOS E OBRIGADO AO DEPUTADO FEDERAL CAPITÃO WAGNER PELA A INICIATIVA.
Muito bom
ResponderExcluir